Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cultura Afro na Região

Cerro Branco-RS- Buscando o cumprimento de lei federal que trata do ensino de História e cultura afro-brasileira nas escolas, e também vivenciar de forma mais prática possível a importância dos valores no ambiente escolar, um dos grandes objetivos da sua proposta pedagógica, a Escola Municipal Carlos Müller, de Cerro Branco, desenvolve o projeto interdisciplinar Intercultura, Memórias e Valores.
O projeto tem como maior objetivo oferecer aos alunos e comunidade escolar múltiplas oportunidades de engajar-se em atividade que objetivam a valorização da vida, o resgate e cultivo de valores, bem como aprofundar seus conhecimentos referentes à história africana e cultura afro-brasileira.
Na abertura do projeto, professores, alunos e funcionários participaram de uma palestra ministrada pela professora Lair Vidal,(foto) de Cachoeira do Sul, que repassou seus conhecimentos sobre afrodescendência e cultura afro-brasileira. A professora abordou temas como a origem, costumes, heranças na culinária, música e dança. "O vocábulo ‘escravos’ não é adequado a esta etnia, que de forma corajosa e batalhadora ajudou a construir nosso país", disse. "Devemos nos referir aos negros que ajudaram a escrever a história do Brasil orgulhosamente como mão de obra qualificada, e não como escravos", acrescentou.
A professora ainda ressaltou que a riqueza do país está justamente na grande mistura de etnias e culturas que torna o brasileiro um povo especial.

Fonte: www.jornaldopovo.com.br

Nenhum comentário: