Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

20 de novembro: dia de luta e de quebrar preconceitos

Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é o momento em que a população negra e os movimentos sociais se manifestam pela memória de guerreiros e guerreiras que morreram na luta pela liberdade de um povo, tal qual Zumbi dos Palmares, líder negro fugido na condição de escravo, que resistiu e com outros negros formou o maior quilombo do Brasil, o Quilombo dos Palmares, tendo lutado até a morte pelo direito à liberdade da população negra.


A luta por conscientização e direitos a partir do Dia da Consciência Negra não se faz apenas em um dia. Ela é cotidiana, principalmente por quem sente na pele daqueles que insistem em vivenciar a sua cor, a sua cultura e história.

“Este é um dia para lembrar que o Brasil ainda não se libertou, já que um povo não pode se considerar livre enquanto houver negros e negras oprimidos socialmente e economicamente,vendendo sua força de trabalho, muitas vezes por menos de um salário mínimo,isso quando não são forçados a trabalhar de forma análoga à escravidão, como muito já vimos noticiado na imprensa”, ressalta a deputada Ana Lúcia, PT.

Em Sergipe as lutas pela conquista das terras quilombolas, por exemplo, tem sido árdua e por vezesinjusta, mas a força de uma população que conhece a sua história e sabe que énecessário fortalecer a identidade para sobreviver é a arma usada contra a força do coronelismo enraizado nas terras sergipanas, terra marcada porresistência e pelo sangue de grandes lutadores, e que ainda é palco de tantosoutros filhos e filhas de um Brasil que dificilmente se vê nos livros deHistória.

Figuras históricas

É preciso permanentemente lembrar de João Sapateiro, negro sergipano, nascido em Riachuelo, mas com forte atuação e reconhecimento em Laranjeiras, que até o fim de sua vida questionava em prosa e poesia a condição do trabalhador e as injustiças de uma sociedade onde o pobre estava sempre à margem.

Da primeira professora negra doestado, Zizinha Guimarães, nascida em 1872, que venceu as barreiras do racismoe, com o apoio da professora Possidônia Brangança, depois de ter sido impedidade estudar na Escola Normal, se transformou em uma educadora de referência em Sergipe.

É preciso, cotidianamente, estarresgatando e valorizando essas figuras negras históricas e emblemáticas danossa formação enquanto nação, e lutar pela superação das desigualdadesgritantes que teimam em fazer do Brasil uma dos países mais injustos do mundo.

Calçadão Popular

Esses personagens importantes da história de Sergipe serão lembrados também no próximo dia 30 de novembro, quando o mandato da deputada estadual Ana Lúcia promove mais um Calçadão Popular. O evento comemora e resgata o dia da Consciência Negra – dia 20 de novembro – e realizará atividades de música e dança afro, alem de levar reflexões acerca do dia e da luta diária de um povo que não esmorece, reforçando o combate ao preconceito,ao racismo e a xenofobia.

O Calçadão Popular em homenagem ao Dia da Consciência Negra acontecerá no Calçadão da João Pessoa com rua Geru, a partir das 14h30.



George Washington Silva

Nenhum comentário: