A exclusão social afasta o individuo da sociedade em que vive, o preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo , inclusive no Brasil.
Apesar de ser um pais com população em sua maioria negra ou afro- descendente o racismo é uma prática muito frequente por aqui, o que nos faz questionar qual seria o motivo para tamanha discriminação.
Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerado como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham por exemplo direito à escola e até a lei do ventre livre ser decretada não tinham direito nem sobre seus filhos, pois estes na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores , como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos, e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestigio na sociedade, é de fato que no marcado de trabalho e na sociedade os negros são menos aceitos que os brancos.
Sabemos que a cor da pele não julga a competência de ninguém , mas infelizmente o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um pais negro por natureza que ainda não aceitou esta realidade. Os negros devem ser vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são e não como inferiores aos brancos, esse é apenas o primeiro passo para a sociedade se tornar menos preconceituosa.
(Fonte, Cristiane Rodrigues do Jornal o Correio, Cachoeira do Sul 27/10/2007)
Nenhum comentário:
Postar um comentário