Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Congresso no Rio debate Afrodiáspora

Rio - Cerca de 2 mil pesquisadores de todos os Estados do país e também do exterior são esperados no VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as) (Copene), que acontece na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), entre os dias 26 e 29 deste mês.


O VI Copene terá como tema a "Afrodiáspora" e suas implicações acerca dos saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais. A temática irá abordar as lutas históricas das populações negras, assim como os aspectos da presença do negro na política, nas artes, na ciência e diversos outros setores da sociedade.


A escolha desse tema para orientar os debates e proposições, segundo os organizadores, leva em consideração a atual conjuntura brasileira, quando os segmentos negros organizados reivindicam e acentuam o incremento de mecanismos jurídicos políticos de constituição material de direitos, tais como: a Lei n.º 10.6391 e suas Diretrizes Curriculares, a implementação de Políticas de Ações Afirmativas, a luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Projeto de Cotas para Negros nas Universidades pelo Congresso Nacional.

Objetivos

O Copene tem o objetivo de difundir e debater os saberes produzidos por negros(as) no Brasil. Para isso, organizou uma programação que discutirá 24 eixos temáticos, como: religiosidade, gênero, quilombos, política e educação. Serão 50 palestrantes selecionados para divulgar conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.



Para participar é necessário acessar o formulário de inscrição através do site: www.abpn.org.br/copene. As taxas para participação variam entre R$ 50 (estudantes de graduação e pesquisadores de iniciação científica associados à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN) e R$ 175 (pesquisadores internacionais não associados).

A UERJ está localizada na Rua São Francisco Xavier, n°524 – Maracanã. O evento será realizado nos turnos da manhã, tarde e noite, das 9h às 22h.

Fonte: http://www.afropress.com.br/

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Vocês sabiam que o VI Copene fará cobertura do evento em tempo real nos canais de redes sociais e no nosso blog: http://copene2010.org/
Nos acompanhem por lá também!!!
Saudações
VI COPENE