Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

domingo, 20 de março de 2011

O 1º negro na Casa Branca, na maior nação negra do mundo

Brasília - O presidente americano Barack Obama – o primeiro negro a ocupar a Casa Branca - chegou ao Brasil, desembarcando às 7h30, na Base Aérea de Brasília, com a mulher Michelle, a sogra, Marian Robinson, e as duas filhas do casal, Sasha e Malia, respectivamente, de sete e dez anos.

O Brasil é a maior nação negra do mundo fora da África, com 51,3% de pretos e pardos no total da população de 180 milhões de habitantes. No mundo, apenas a Nigéria tem população negra superior a do Brasil.
Obama foi recepcionado pelo comandante da Base Aérea, coronel Geraldo Correia de Lyra Júnior, pelo embaixador dos EUA, Thomas Shannon, e pela chefe do cerimonial do Itamaraty, embaixadora Maria de Lujan.
Depois de algumas horas de descanso no hotel Royal Tulip, onde está hospedado, o presidente americano foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, às 10h27, passando em revista as tropas e perfilando-se para ouvir os ouvir os hinos dos dois países e a salva de tiros da guarda presidencial em sua homenagem.
Tanto na recepção, no Palácio do Planalto, quanto no Itamaraty, e nas demais atividades de Obama e sua mulher Michelle, foi quase inexistente a presença de personalidades negras. Apenas na apresentação de capoeira assistida por Michelle na Escola Oca da Tribo, às margens do Lago Paranoá, a estudante negra, Raquel Helen Santos, escolhida pela Embaixada dos EUA, foi protagonista destacada e fez o discurso de saudação.



Pronunciamento conjunto
No pronunciamento conjunto, Obama disse que os EUA querem ser “um grande cliente do petróleo brasileiro” e que continuará a trabalhar com o Brasil para discutir as reformas no Conselho de Segurança da ONU, para que ele se torne "mais eficaz, eficiente e representativo”.
Dilma disse que vê o relacionamento com os EUA com “muito otimismo” e que uma aliança entre os dois países “é uma construção comum, que tem de ser feita ente iguais, por mais que os dois países sejam diferentes".
Às 13h30, o Presidente acompanhado da Presidente Dilma, seguiram para o Itamaraty para um almoço com empresários americanos e brasileiros.
No final da tarde, às 18h30, Obama embarca para o Rio no Air Force One para o Rio de Janeiro, onde neste domingo (20/03), cumpre extensa programação.

Nenhum comentário: