Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Novembro , mês da Negritude

Foto:
Sirlei lopes Cruz eleita Mais Bela Negra Rs 2009
e Grupo de Dança Afro Filhos da Noite.



As comemorações do mês da Consciência Negra iniciaram ontem em Cachoeira do Sul, no Hamburgo Hotel, durante a abertura da mostra de telas feitas pelos artistas da Noss’Arte em homenagem aos negros.


O evento ganhou contornos ainda mais étnicos com o show do grupo Filhos da Noite, que mostrou a religiosidade afro-brasileira através da Dança dos Orixás. O espetáculo trouxe a participação da mais bela negra do Rio Grande do Sul, a cachoeirense Sirlei Aparecida Lopes Cruz, 16 anos, eleita no último final de semana em Santa Cruz do Sul.
Cerca de 50 pessoas prestigiaram a mostra e o coquetel de confraternização organizado pela Luz Viva Eventos & Festas.


As obras de arte ficarão expostas no Hamburgo até o dia 30 deste mês, podendo ser vistas gratuitamente pelo público. Elas retratam cenas do cotidiano e o colorido afro na visão dos artistas Andréa Ayres, Celina Maccari, Clarice Scarparo, Cláudia Neves, Giceli Saraiva, Helenara da Rosa, Itamar Saraiva, Jussara Garske, Marlene Fontoura e do artista convidado Cássio Maciel.
PROGRAMA - A programação cultural do mês da Consciência Negra recomeça neste sábado, das às 8h às 18h, na Câmara de Vereadores, com apresentações artísticas, seminário e debate sobre o tema da semana, “Após 121 anos, somente quem sofre sabe”. “Esse tema aborda a ‘falsa’ abolição da escravatura que deixa suas marcas até os dias de hoje, através do preconceito velado e das dificuldades que os negros ainda sofrem na busca de seu espaço na sociedade”, analisa o presidente da Associação Cachoeirense de Cultura Afro-Brasileira (ACCA) Luciano Ramos.
O seminário também falará sobre saúde, educação e cotas raciais.
As atividades seguem até o final do mês com atividades nas escolas, lançamento de projetos e show de talentos negros e escolha da corte afro infantil.




Nenhum comentário: