Reconhecido no ano passado pelo governo brasileiro como um dos heróis negros, o marinheiro João Cândido, natural de Encruzilhada do Sul, que no começo do século passado liderou o movimento que ficou conhecido como Revolta da Chibata, será um dos destaques da Semana Municipal da Consciência Negra de Cachoeira do Sul.
As atividades da Semana da Consciência Negra, que transcorrerá de 13 a 21 de novembro, culminará com kizomba na praça José Bonifácio.
De acordo com o presidente da Associação Cachoeirense da Cultura Afro-brasileira (Acca), Luciano Ramos, além do Almirante Negro, serão lembrados também os negros que foram massacrados por tropas federais no final da Revolução Farroupilha, no episódio que entrou para a história como a chacina dos voluntários e lanceiros negros denominado como Massacre de Porongos. O fato ocorreu no Cerro dos Porongos, no interior do município de Pinheiro Machado, que tornou-se um dos pontos de referência da luta do povo negro gaúcho.
Um dos objetivos da divulgação dos fatos históricos é reforçar o apelo feito pelo movimento negro Brasileiro que defende a indenização aos familiares dos negros assassinados. Na Sexta-Feira dia 05 reuniran-se representantes de outras entidades ligadas à consciência negra na sede da Coordenadoria da Igualdade Racial, no qual ficou definido o calendário de atividades da semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário