Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mais bela negra RS é de Cachoeira


Pela primeira vez uma cachoeirense conquistou o título de Mais Bela Negra do Rio Grande do Sul. A estudante Sirlei Aparecida Lopes Cruz, de 16 anos, 1,65 metro e 55 quilos, moradora do Bairro Cristo Rei.

A jovem derrotou 14 candidatas gaúchas na madrugada de sábado para domingo em concurso realizado no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

Como prêmio ela ganhou um curso de modelo e R$ 3 mil, que pretende guardar para investir na faculdade de Direito. Hoje ela está concluindo o ensino médio no EJA da Escola Dora Abreu.
Agora Sirlei quer ir mais longe.

A jovem planeja participar do concurso de escolha da rainha do Carnaval de Cachoeira do Sul 2010 e da disputa pela coroa de rainha da Fenarroz 2012. “Ainda estou surpresa por ter sido eleita a mais bela negra do Rio Grande do Sul 2009/2010.

As outras candidatas eram muito altas e bonitas. Esse título representa a realização de um sonho. Estou muito feliz por ter conseguido representar bem a minha cidade”, declarou Sirlei na tarde de ontem, de volta a Cachoeira do Sul.

Ao todo, 15 homens e 15 mulheres participaram do concurso de escolha dos mais belos negros do Rio Grande do Sul. Os outros três cachoeirenses inscritos não foram classificados.
Sirlei é a atual primeira-princesa negra do município.

Ela começou a estudar a história e a cultura afro-brasileira no início deste ano com a ajuda da professora Ivouny Dargélio. “Valeu a pena ter me dedicado à pesquisa sobre a história dos meus antepassados e sobre os negros na atualidade.

Os 10 jurados de Santa Cruz do Sul fizeram muitas perguntas sobre estes assuntos. Como eu estava preparada, foi muito fácil. Enquanto as outras candidatas falavam respostas decoradas, eu mantive a tranquilidade e falei tudo o que eu sabia como se fosse um bate-papo informal. Eles disseram até que eu era muito inteligente para ter apenas 16 anos”, ressaltou Sirlei, que participou do concurso com o apoio do Bloco Talagaço.

OIÁ - Além da entrevista, o concurso também teve desfile em traje afro e social e coreografia feita pelas candidatas. Sirlei encenou a coreografia de uma escrava que era chicoteada até a morte e depois ressuscitava na forma da orixá Oiá, deusa dos ventos, raios e tempestades. Sete pessoas participaram da coreografia. Sirlei Aparecida é filha de Isaura Madalena Lopes e Jair da Silva Pereira. É neta da quilombola Izaura Oliveira Alves, falecida há quatro meses.


Mais bela negra do Rio Grande do Sul 2009/2010

>> 1ª-princesa Negra de Cachoeira do Sul 2009/2010

>> Rainha da Escola de Samba Unidos da Vila 2009

>> Mais bela negra juvenil da Escola Dora Abreu 2008

>> Mais bela negra infantil de Cachoeira do Sul 2007

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Sirlei, a raça negra é muito mais que belos rostinhos ou corpões, sou negro e fico feliz de saber que pretendes abraçar a faculdade de Direito. Te desejo muita força e sorte, nunca desista de seus ideais.
Um abraço.
Marcelo Farias, natural de Pelotas e morador de Santa Cruz do Sul a 14 anos.

AWWF disse...

Parabéns Sirlei. Como eu sempre te disse, tu tens futuro guria! Tu sabes que te admiro muuito. Beijão

Anônimo disse...

PARABÉNS SIRLEI DESEJO TUDO DE BOM PRA VOCÊ,UM ABRAÇO.