Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O primeiro Carnaval de Cachoeira

O mais antigo registro de uma festa de Carnaval em Cachoeira do Sul data de 1769, há 240 anos. O baile foi promovido pelo comandante Gomes Freire e envolveu seus soldados portugueses que estavam instalados à margem esquerda do Rio Jacuí, de onde partiu a formação de Cachoeira. Durante as festividades, os soldados brincavam o Carnaval em forma de entrudo, festejo no qual os foliões atiravam água com limão-de-cheiro uns aos outros, faziam combates simulados e cantavam músicas dividindo-se em grupos.
No final do século XIX, as festividades passaram a incluir os cordões, que consistiam em uma roda de foliões que se davam as mãos e eram puxados por uma roda. Usavam alguns instrumentos de percussão (tamborim, tambor, cuíca e reco-reco) para marcar o compasso e o chefe que guiava o grupo ia fazendo malabarismos e acrobacias. Na década de 1930 surgem os ranchos, que substituíram os cordões. O rancho se caracterizava por representar uma história, um enredo. Além dos instrumentos de percussão, juntavam-se um violão e um cavaquinho. Foram incluídos a porta-estandarte e os mestres de harmonia, de canto e de dança.
Na entrada da década de 40, os foliões começaram a organizar melhor as festas de Carnaval, aprimorando os desfiles de rua. Algumas pessoas fantasiadas desciam a 7 de Setembro para brincar o Carnaval, formando pequenos blocos carnavalescos. A primeira escola de samba de Cachoeira do Sul foi a Atravessados, do Bairro Barcelos, criada nesta época pelo carnavalesco Teutonio Machado. Nesta época foram formados os blocos Cordão de Ouro, Filhas do Trabalho, Floresta Aurora, Fofoqueiros do Fandango, Escola de Samba Naval, Artilheiros do Samba, entre outros. Blocos e escolas tinham entre 50 e 90 componentes e concorriam juntos, disputando a mesma premiação.
A DISPUTA - Cada agremiação interpretava uma marcha e dois sambas de grandes compositores da época, como Braguinha, Ari Barroso e Orlando Silva. Antonio Carlos Pinho foi o primeiro Rei Momo do Carnaval cachoeirense, a partir dos anos 40. Entretanto, foi o empresário Ito Zimmer quem ficou mais tempo no comando do Carnaval de rua, escolhido em 1956 e se despedindo somente em 1981, após 25 anos de folia. Foi substituído por Airton Klein. Em 1988 é eleito o novo Momo, Nilson Mancha Machado, abrindo espaço em 1990 para Luciano Cabral. Nos anos 90 assumiram o cetro também Paulo Roberto e Éverton Peixoto. Atualmente é Rei Momo Aníbal Machado, reeleito em concurso este ano.


Nenhum comentário: