Quem sou eu
- ASSOCIAÇÃO CACHOEIRENSE DA CULTURA AFRO BRASILEIRA
- Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
- Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Ação Afirmativa e Jornalismo de Ficção
Brasil terá 1º negro no Hipismo
Foi no Pan do Rio, em 2007, onde conquistou a Medalha de Bronze por Equipe no Adestramento, modalidade que estreou em pista em 2006. Também é a primeira vez que um cavaleiro negro integra uma equipe brasileira de hipismo e participa no Adestramento na história das Olimpíadas.
A confirmação da vaga aconteceu na última sexta-feira (18/04), no Clube Hípico de Santo Amaro, quando Clementino ultrapassou o índice de 64% numa das notas de dois juízes internacionais, montando o cavalo Nilo V.O., da raça Puro Sangue lusitano, de propriedade de Victor Oliva, da Coudelaria Ilha Verde, de Araçoiaba da Serra, cidade da região metropolitana de S. Paulo,na seletiva anterior ele havia atingido 68% e 66%.
Para entrar numa Olimpíada, o regulamento exige que o índice seja alcançado em duas das cinco seletivas.
História de superação
Rogério Clementino nasceu em Ivinhema, Mato Grosso do Sul e começou a montar cedo. De família humilde, foi peão de fazenda e rodeio, onde também montou em touros.
Há sete anos, foi trabalhar no haras de Oliva, empresário que já foi considerado o “rei da noite paulistana”, ex-marido da jogadora Hortência, da seleção brasileira de basquete.
Oliva apostou no potencial do cavaleiro e ofereceu a infra-estrutura necessária para transformá-lo em um atleta de ponta.
Entre as vitórias conquistadas por Clementino está a medalha de bronze por equipe no Pan do Rio e os títulos de campeão Brasileiro Sênior 2006 e Campeão Brasileiro Sênior Top em 2007.
O adestramento clássico é um esporte que se originou no século XVI, na Itália, à época do Renascimento e foi a primeira modalidade hípica nos Jogos Olímpicos, desde 1.912, em Estocolmo, na Suécia.
No Brasil, o esporte passou a se desenvolver a partir de 1922, quando da vinda da Missão Militar Francesa, e se tornou esporte oficial em 1.941 com a fundação da Confederação Brasileira de Hipismo, com sede no Rio de Janeiro. É praticado, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
Quem é
FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO EQUITADOR:
• Iniciou como equitador com o cavaleiro leandro Silva, primeiro cavaleiro a montar um cavalo Puro Sangue Lusitano em Jogos Pan-americanos, em 2003, no Pan de Santo Domingo.
• Foi aluno de Adestramento de Rosangele Riskalla, Infrid Troyko, Eric Lett – técnico da equipe brasileira no Pan do Rio.
• Atualmente faz clínicas mensais com Johan Zagers, treinador alemão e Campeão Europeu de Adestramento que vem mensalmente ao Brasil ministrar aulas para os ginetes da Coudelaria Ilha Verde.
• Fez cursos de Equitação de Trabalho – modalidade onde conquistou vários títulos.
• Passou uma temporada em Portugal participando de cursos de aperfeiçoamento e de apresentação de animais à mão em pista.
TÍTULOS MAIS RECENTES:
*Campeão Brasileiro Sênior de Adestramento em 2006
* Campeão Brasileiro Sênior Top de adestramento em 2007
* Medalha de Bronze por Equipe nos Jogos Pan-americanos de 2007
Fonte http://www.afropress.com.br/ e G1
terça-feira, 22 de abril de 2008
MORRE AIMÉ CÉSAIRE, O CRIADOR DO CONCEITO 'NEGRITUDE'
Lula é recebido pelo Rei dos Tabom
A origem do nome deve-se ao costume que os ex-escravos levaram do Brasil de terminar as frases com a pergunta “ta bom?”.Lula - recebido pelo rei Nii Azumah 5º, que continua sendo o líder tradicional dos Tabom - foi o convidado de honra na inauguração da Brazil House, um museu que fica no interior de uma das principais favelas de Acra.
O museu foi erguido na casa onde um grupo de oito famílias africanas, os primeiros Ttabom, foi em 1.829, após comprar a alforria de senhores de escravos baianos. Hoje, só em Acra, os Tabom têm cerca de 2 mil descendentes.
Com dois pavimentos e pintada de verde e amarelo foi restaurada pelo governo brasileiro com o apoio do governo ganense. Ao conduzir o visitante na visita ao museu, Azumah 5º estava em trajes tradicionais dos monarca Tabom – túnica, coroa e sandálias. Além de conhecer o trono de Azumah Lula assistiu ao desfile da escola de samba Tabom, com cerca de 100 integrantes.
fonte: www.afropress.com.br
sábado, 19 de abril de 2008
Acca lança concurso de penteados
A categoria infantil é dos seis aos oito anos e a juvenil dos 12 aos 14 anos. Os ingressos custarão R$ 1,00. Os participantes não precisarão dançar, apenas desfilar, onformaçoes pelo fone 51-3722224 c/ Evilasio ou 51-91516364 c/Luciano.
Mostra de cinema da África e da Diáspora negra "Espelho Atlântico"
A Caixa Cultural recebe, de 22 a 27 de abril, a mostra "Espelho Atlântico". Com direção geral da cineasta Lilian Solá Santiago, o evento traz uma primorosa seleção de filmes africanos e da diáspora negra para o Rio de Janeiro. Espelho Atlântico é uma abordagem atual e significativa da produção cinematográfica africana contemporânea e também da realizada fora do continente, mas que dialoga diretamente com a herança cultural do continente africano.
A mostra Espelho Atlântico é uma oportunidade única de assistir a importantes títulos de um acervo praticamente inédito no Brasil, capaz de fomentar discussões e ampliar nosso conhecimento da diversidade cultural do vasto continente africano e de seus descendentes pelo mundo, propondo um novo caminho para a leitura e identificação com a identidade africana por parte do público brasileiro.A seleção de filmes foi definida em parceria com a organização sem fins lucrativos AFF - African Film Festival, que contribui para a realização de importantes eventos culturais internacionais, todos de divulgação do cinema africano e da diáspora. Entre esses eventos, podemos destacar a realização do festival de cinema Fespasco - Festival PanAfricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou, o mais importante do continente africano, em Burkina Faso, e a recente parceria com o governo australiano para a realização do Sidney African Film Festival.
A mostra Espelho Atlântico foi selecionada pelo edital 2007 de ocupação dos espaços da Caixa Cultural e será oferecida ao público a preços populares.
Itália tem primeiro deputado negro
O deputado negro eleito é Jean Leonard Touadi, que foi assessor de Política e Juventude da Comuna de Roma. Touadi se elegeu pelo Partido Itália dos Valores (IDV), do ex-procurador anti-corrupção Antonio Di Pietro.Nascido no Congo-Brazaville, em 1.959, o novo parlamentar vive na Itália desde 1.979. Ele é jornalista e professor universitário e trabalha na TV. "Estou honrado de poder assumir este compromisso pelo país no qual passei a maior parte de minha vida, onde nasceram e estão crescendo meus filhos", declarou a Agência ANSA.
Fonte: www.afropress.com.br
Comissão do Estatuto tem audiência
Na semana passada, o presidente da Comissão, deputado Carlos Santana (foto), do PT carioca, cobrou maior participação do movimento negro nos debates. “Vamos fazer um esforço de mobilização aqui para aumentar esse número, mas esperamos que os representantes das organizações do movimento negro também venham aos debates. A participação tem sido baixa, assim como a cobertura da mídia”, reclama Santana.
Dúvidas
Ele manifestou dúvidas sobre se o projeto deve ser alterado – hipótese em que teria de retornar para ser novamente apreciado pelo Senado onde já foi aprovado - ou se deve ser aprovado como está. “Precisamos saber o que o movimento negro pensa. O movimento tem que dar respaldo pra gente. Queria ser cobrado 24 horas por dia, mas não sou”, disse Santana.O parlamentar parece ter esquecido que foi a pressão da sociedade iniciada pelo Movimento Brasil Afirmativo e que resultou na criação do Fórum São Paulo da Igualdade Racial, a responsável pelo fato do projeto ter passado a tramitar na Câmara, onde estava parado.
A mobilização permitiu a coleta de 100 mil assinaturas e a ida de uma caravana à Brasília no ano passado para cobrar do presidente Arlindo Chinaglia a pautação da matéria.Depois de um entrevero com manifestantes, em que chegou, inclusive, a mandar ativistas calarem a boca, Chinaglia, pediu desculpas e determinou a tramitação do projeto, criando a Comissão Especial de Parlamentares formada por deputados de todos os partidos. Até o momento ninguém do Fórum foi chamado para ser ouvido nas audiências agendadas por Santana.
Empresários negros no STF
Fonte: www.afropress.com.br
terça-feira, 15 de abril de 2008
Educação aprova datas comemorativas para etnias do Brasil
A proposta define os dias 19 de abril (Dia do Índio) para celebrar os povos indígenas; 22 de abril (Descobrimento do Brasil) para lembrar a chegada oficial do branco europeu em território brasileiro; e 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) em homenagem ao negro e em alusão à data da morte de Zumbi dos Palmares.
O relator da proposta, deputado Rogério Marinho (PSB-RN), recomendou a rejeição do substitutivo aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que estabelecia feriado em uma das datas (20 de novembro) e mudava a denominação do Dia do Índio; e do Projeto de Lei 330/07, do deputado José Guimarães (PT-CE), que tramita apensado. "Todas as três datas devem ser consideradas comemorativas e não como feriados nacionais, para que se mantenha a sua paridade e se evitem prejuízos à economia do País", argumentou o relator.
Tramitação
O projeto agora será analisado pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário.Í
ntegra da proposta:- PL-6369/2005
Notícias anteriores:Direitos Humanos aprova datas comemorativas de raças
Fonte Reportagem - Cristiane Bernardes , Agência Camara
Impressões de NY - Lei 1.390, a Lei Afonso Arinos
Nova York, Queens - Esta lei é de 1951, portanto, foi criada 63 anos depois do fim da escravidão no Brasil. Conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do nome de seu autor, sua função era combater e tambem punir o racismo no país. Muita gente no Brasil gosta de citá-la quando surgem argumentos sobre a existência ou não do racismo.
Segundo seus defensores, com sua criação, o racismo teria sido prontamente eliminado. Entretanto, o que a vasta maioria dos brasileiros (aí incluidos tambem os afro-brasileiros) não sabe e que ela foi criada, não porque os negros vinham sofrendo discriminação desde sua Abolição em 1888, e os legisladores no país perceberam que a discriminação racial não era simplesmente latente, mas manifesta, impedindo o seu avanço social.
O que pouca gente sabe é que a Lei Afonso Arinos foi criada porque uma dançarina afro-americana foi barrada em um hotel em São Paulo um ano antes, causando um mal estar tremendo nas relações entre o Brasil e os EUA. Este episódio causou grande embaraço a nossa elite, que vendia ao mundo a imagem de um país em que já havia sido “resolvido” pacificamente o problema racial. O nome da dançarina: Katherine Durham.
Lembro me que escrevi um artigo quando faleceu, em 2006, onde buscava responder a questionamentos sobre sua passagem pelo Brasil. Aparentemente não somente esteve (não se sabe se para dançar), mas foi prontamente discriminada por causa da cor da sua pele. Após o incidente, o então senador mineiro Afonso Arinos, junto com o sociólogo Gilberto Freyre, então deputado por Pernambuco, à toque de caixa, criaram o projeto de Lei, que acabou sendo promulgada em apenas um ano.
O debate sobre a escravidão brasileira sempre foi convenientemente suprimido em âmbito nacional. Debater este tema é o mesmo que arrancar dente sem anestesia. Enquanto isso, a sociedade aceita com poucos questionamentos a posição do negro na hieraquia social. A relutância das escolas estaduais em ensinar sobre a História da África e dos afro-brasileiros é apenas um dos muitos exemplos do racismo manifesto brasileiro.
O mito da democracia racial se auto alimenta, apesar de dados mostrando sua falácia. Falem o que quiserem a respeito da sociedade norte-americana, mas diferentemente do Brasil, eles não empurram seu problema racial com a barriga, por mais espinhoso que o tema seja.Vejam só a diferença, leitor(a).
Recentemente, o candidato negro Barack Obama fez um discurso ao vivo sobre a questão racial. Ele conclamou o país a debater o tema abertamente. Vale à pena relembrar que a população afro-americana é apenas 12% de um total de mais de 250 milhões de cidadãos. Se os donos do poder no Brasil perguntassem ao negro como ele vê o preconceito/racismo, ficariam surpresos com as respostas que certamente receberiam.Infelizmente, quando o tema é racismo no Brasil, a voz de indignação do negro brasileiro é rapidamente abafada. E assim, a sociedade segue esperando que o enorme problema desapareça no ar como as cinzas de um defunto jogadas do alto de algum arranha-céu em São Paulo.
ESGOTO À CEU ABERTO
Foi exatamente isto que uma grande amiga me disse há alguns dias quando nos falamos por telefone e comentei sobre o que estava acontecendo no Rio. Ela me disse que havia estado no Rio, no ano passado, e que a cidade mais parecia um grande esgoto à céu aberto.
Eu estava planejando um outro título para esta coluna, mas o que ela me disse caiu como uma luva para o que eu queria escrever sobre a cidade. O slogan da cidade do Rio de Janeiro deveria ser mudado para VERGONHA MARAVILHOSA. A cidade mais conhecida do Brasil mundialmente se encontra no meio de uma epidemia com o mosquito AEDES AEGYPTI (DENGUE) por causa da corrupção incompetência e burrice daqueles que tem como obrigação zelar pelo bem estar da cidade e por seus cidadãos. O mosquito da Dengue encontrou nas horríveis periferias da cidade, com seus esgotos à céu aberto, um habitat favorável para sua multiplicação.
O número de mortes que vem ocorrendo a cada dia na cidade mostra o total despreparo da administração federal, estadual e municipal. As declarações inóquas, tanto do governador Sergio Cabral como a do prefeito César Maia, não resolvem o problema. Só expõe e revelam a dissonância entre o prefeito e o governador, como também a incompetência de ambos para resolver um problema que deveria ter sido resolvido há pelo menos 50 anos.A semana passada assisti atônito (não sei porque amadorismo, ignorância e corrupção relacionados à políticos brasileiros ainda me causam espanto) alguns vídeos do jornal RJTV.
Mais uma vez, é notório o descaso com as populações de afrodescendentes que sofrem indiscriminadamente com o que anda acontecendo. A pobreza e o descaso estão estampados nos rostos tristes dos cidadãos que se encontram nas filas dos decrépitos hospitais do Estado. Diagnósticos errôneos por médicos incompetentes estão mandando crianças para a sepultura. O triste em tudo o que está acontecendo é que nenhuma autoridade é responsável pelo caos que o Rio vive ha mais de 20 anos.
Corrupção endêmica, proliferação das favelas, violência policial, desrespeitos às regras e leis etc. A cidade com toda sua beleza natural parece como aquela deliciosa maça vermelha que após a primeira mordida você percebe que está toda bichada. O governador e o prefeito do Rio merecem aquilo que a Geni recebeu na famosa música do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda. Eles merecem bosta na cara.
OBAMETRO
A campanha do senador Barack Obama arrecadou 40 milhões de dólares no mês passado. O dobro da sua concorrente Hillary Clinton. A celeuma causada pelas declarações do Pastor Jeremiah A. Wright causaram menos estragos do que os céticos esperavam. Barack continua na frente quanto aos números de delegados e também nas intenções de votos. Em um confronto direto com o candidato republicano John McCain ele venceria as eleições em Novembro. O ex-presidente Jimmy Carter está sendo “pressionado” por quase toda sua família para apoiar Obama. Ao ser questionado qual candidato do partido Democrata apoiaria respondeu: “Minha esposa apóia Obama, meus filhos apóiam Obama, meus netos apóiam Obama. Como superdelegado nao posso declarar ainda meu apoio, mas acredito que para o bom entendendor as sugestões da minha família bastam, né?” O ex-presidente Jimmy Carter não é o único político democrata a ser persuadido pela família a votar em Obama. Os governadores dos estados de Pensilvânia, Wisconsin, Missouri e Kansas já foram cooptados por seus filhos a fazerem parte do “Obama Express”.
Fonte: www.afropress.com.br
Experiências da População Negra e os 120 anos da Abolição inacabada em Salvador
A reflexão dos 120 anos de Abolição da escravidão no Brasil é o propósito deste seminário, trazendo o debate através de entidades da sociedade civil, do meio acadêmico e poder público como militantes, representantes de ONG's, grupos de movimentos sociais, estudantes, pesquisadores, professores, profissionais, representantes de instituições e gestores públicos, a respeito da Abolição enquanto um processo inacabado diante das experiências da população negra brasileira.
O Seminário envolverá distintas áreas do conhecimento, com abordagem interdisciplinar, relacionadas transversalmente. A importância e novidade do evento se caracterizam pela forma como os temas - Territórios e Habitação, Educação e Trabalho, Saúde, Religião - serão articulados, discutidos e analisados de forma entrelaçada como forma de entendimento de que a melhoria da qualidade de vida da população negra depende desta interação.
O Seminário tem por objetivo que os resultados das discussões possam ser desdobrados em proposições de políticas públicas específicas e inclusivas da população negra. A estrutura do Seminário consistirá em sessões de palestras e mesas-redondas. As palestras serão proferidas por professores, pesquisadores e produtores de conhecimentos teóricos e empíricos no campo das relações étnicas brasileiras.As mesas-redondas serão compostas de exposições de atividades desenvolvidas, tanto no âmbito prático quanto no âmbito investigativo, relacionadas aos temas Territórios e Habitação, Educação e Trabalho, Saúde, Religião, Juventude/3ªIdade, Comunicação e outros, seguidas de debate aberto com a participação da platéia. A participação nas mesas-redondas será feita por inscrição prévia através de envio de resumos expandidos de 400 a 500 palavras.
Submissão dos Resumos - 15 a 20 de AbrilDivulgação dos Resumos Aprovados - 30 de AbrilInformações: abolicaoinacabada@gmail.com
Envio de resumos: abolicaoinacaba.resumos@gmail.comPromoção: Secretaria Municipal de Reparação / Prefeitura Municipal de Salvador (Gestão: Antônia Garcia)Coordenação: Maria Estela Rocha Ramos - Mestre em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU/UFBA)
MUSA DO SAMBA 2008
segunda-feira, 14 de abril de 2008
ACCA prestigia encontro dos Amigos do Maestro Setembrino
Aconteceu no domingo dia 13 de Abril em Santa Maria o encontro dos Amigos de Maestro Setembrino, sua 77ª edição aconteceu em baixo de muita chuva num ambiente de amizade e confraternização incomparável, uma verdadeira quizomba, pela manha aconteceu a disputa de Futsal no Ginásio do Colégio Medianeira, logo após foi servido um almoço e o pagode seguiu até a noite com dezenas de pessoas vinda de diversos municípios da região onde Setembrino conquistou amigos , aproxima edição acontecerá no dia 03 de Agosto em candelaria, Cachoeira do Sul se fará presente com uma delegação informações já podem ser obitidas com Patricia Mariano pelo fone 3723 28 55, na oportunidade a ACCA se fez presente na foto acima Tatiane Correa Diretora do Departamento Feminino, Evilasio Trinadade Presidente da ACCA, Setembrino, Claudio Bibiano Diretor de Patrimonio e Luciano Ramos Vice Presidente.
Brasil sediará encontro internacional contra o racismo
A iniciativa brasileira de candidatar-se a sediar esse evento está inserida no esforço do Estado brasileiro para contribuir na implementação do Programa e do Plano de Ação da Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlatas de Durban, África do Sul, ocorrida em 2001.
Antecedendo a Conferência Regional, também será realizada em Brasília uma Conferência da Sociedade Civil sobre o mesmo tema. O evento ocorrerá no período de 13 a 15 de junho próximo e contará com a participação das organizações da sociedade civil do Brasil e das Américas.
Os preparativos para as duas reuniões estão em andamento, em trabalho conjunto das agências interessadas das Nações Unidas, do Ministério das Relações Exteriores e da SEPPIR.
Nos dias 6 e 7 de maio próximo, ocorrerá em São Paulo o I Encontro Preparatório da Comissão Organizadora da Conferência da Sociedade Civil, evento que reunirá representantes das redes de organizações da sociedade civil das Américas envolvidas no tema.
Fonte: www.palmares.gov.br
sábado, 12 de abril de 2008
LEI INSTITUI REGRAS PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AFRO-BRASILEIRO
Foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira ( dia7/04) a Lei 12.918, que dispõe sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural de origem africana e afro-brasileira no Rio Grande do Sul.
Considera-se como patrimônio histórico e cultural as formas de expressão e celebração; os modos de criar, de fazer e de viver; as obras, os objetos, os documentos, os monumentos; as edificações e os espaços destinados às manifestações artísticas e culturais e os conjuntos urbanos e sitos detentores de reminiscências históricas dos antigos terreiros de cultos afro-brasileiros.
A preservação do patrimônio, conforme a legislação, pode se dar por diferentes formas, como tombamento de bens móveis e imóveis; levantamento, inventário, catálogo, registro, recolhimento e, se for o caso, restauração de obras, monumentos e objetos de valor histórico, artístico e cultural; reparo, recuperação e proteção de documentos; conservação de áreas com reconhecido interesse histórico, científico e cultural; criação de mecanismos que impeçam a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico e artístico.
Para garantir a preservação deste patrimônio, o poder público poderá instituir cadastro de bens móveis e imóveis de interesse histórico e cultural, além de gravações sonoras de depoimentos, filmes, fotos ou outros meios para perpetuar as manifestações culturais deste povo.
Também poderá realizar campanhas de promoção à doação de documentos particulares, visando à formação de um acervo estadual de bens materiais, de origem africana e afro-brasileira.No Estado, a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria das Políticas de Igualdade Racial, vinculada ao Departamento de Direitos Humanos, é responsável pela coordenação das políticas destinadas à igualdade racial, com ênfase nas comunidades negras, povos indígenas e outras etnias mais desfavorecidas, num diálogo permanente com os Conselhos de Direito - Codene e Cepi. Também coordena o Comitê Permanente de Coordenação das Ações Relativas às Comunidades Quilombolas no RS.
Fonte: www.sjds.rs.gov.br
ANEMIA FALCIFORME - VITÓRIA NO RIO GRANDE DO SUL
Supermodelo Naomi acusa Polícia britânica
Segundo o jornal "The Sun", a modelo reclamou do tratamento dado pelos policiais. “Só fui presa por ser negra”, afirmou.
A detenção aconteceu na última quinta-feira (03/04) em um avião da British Airways, no aeroporto Hearthrow, em Londres.
A confusão, segundo testemunhas, começou por conta do sumiço da bagagem da modelo. Naomi teria agredido verbalmente parte da tripulação e também teria cuspido nos oficiais.
Ela deixou o avião algemada e só foi liberada após pagamento de fiança.
A empresa aérea divulgou nota afirmando não comentar em detalhes problemas envolvendo passageiros individuais. “Todos os incidentes de abuso contra passageiros ou equipe serão tomados com extrema seriedade pela British Airways e não serão tolerados. Nós lidamos com casos individualmente e tomaremos atitudes se necessário”, diz a nota.
Fonte : www.afropress.com.br
Cresce rede de jornalistas anti-racistas
A cerimônia de instalação da Cojira-BA abre os eventos comemorativos da Semana do Jornalista iniciada na segunda-feira (7/4), com término no dia 14, que inclui duas datas significativas: o Dia Nacional do Jornalista (7 de abril) e os 63 anos do Sinjorba (14 de abril).
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Meta-Racismo, o grande inimigo
Estudantes baianos se mobilizam
A ação contra o sistema de reserva de bolsas de estudo para negros, indígenas, pessoas com deficiência e alunos da rede pública implementado pelo ProUni foi impetrada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenem) e pelo Partido Democratas (ex-PFL). Na última quarta-feira, 02/04, o projeto foi posto em pauta, porém, a pedido do ministro Joaquim Barbosa, que pediu vistas ao processo, o julgamento foi suspenso. Só em 2007, 855.734 estudantes fizeram a inscrição para concorrer a uma bolsa de estudo em uma das 1.416 unidades de ensino superior que participam do Programa.
A Bahia foi o terceiro estado do Brasil em número de inscritos, com 81.781 candidatos. Preocupada com os resultados desta ação, a secretária receberá dos estudantes um documentos contendo uma pauta de reivindicações. Antônia Garcia, que é uma das defensoras das cotas na universidade, encaminhará o documento ao presidente do STF, justificando a necessidade da manutenção dos critérios de seleção. "Ao ser informada do conteúdo deste processo contra uma das políticas públicas mais importantes do governo federal, fiquei extremamente preocupada. Sei que em Salvador, uma cidade com tantos jovens negros, isto seria um retrocesso. Assim, nesta reunião agendada pelos estudantes, buscaremos formas de pressionar o STF para não aprovar a ação", defendeu Garcia.
ProUni
O ProUni foi criado pela medida provisória (MP) 213/2004, convertida na Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Segundo informações que constam no site do programa, ele "tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao programa". O ProUni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. "O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE", afirma o referido. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa.
Além de Antônia Garcia, a audiência terá a participação do secretário Luiz Alberto, da Igualdade Racial, parlamentares negros e representantes dos cursos pré-vestibulares alternativos e das entidades do movimento negro.
Zezé Mota assume cargo no Rio
terça-feira, 8 de abril de 2008
Presidente negro agrada maioria
Apoio de Carter
Da Nigéria, onde se encontra em visita, o ex-presidente Jimmy Carter(foto), um dos mais importantes superdelegados na convenção democrata, confirmou as previsões de que apoiaria o senador negro. “Não se esqueça de que meu Estado, a Geórgia, votou em peso em Obama. Minha cidadezinha também votou nele”, disse Carter a um jornal nigeriano. “Além disso, quase todos os meus filhos, noras e netos apóiam Obama. Como superdelegado, não vou revelar para quem estou torcendo, mas deixo para você adivinhar.”A família Kennedy, por intermédio do senador Edward Kennedy, também já declarou apoio público e se engajou na campanha de Obama.
Heraldo Pereira na TV Justiça
O jornalista, que também é advogado, substituirá, o jurista Walter Ceneviva, que deixou o Conselho. Com a ascenção do ministro Gilmar Mendes à presidência do Supremo Tribunal Federal e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em substituição a ministra Ellen Gracie, que deixa o cargo este mês, o Conselho passará a ser presidido por Mendes.
Carreira
Heraldo Pereira está na Globo desde 1.980 e, recentemente, também passou a ser comentarista político do Jornal da Globo, na vaga deixada há quase um ano por Franklin Martins, o atual ministro da Comunicação Social do Governo Lula. Heraldo Pereira Carvalho é jornalista, radialista e apresentador do Jornal Nacional da Rede Globo. Ele é de Ribeirão Preto, interior de S. Paulo, onde nasceu e cresceu e desde 1988, vive na capital federal, onde acompanhou quase todos os fatos políticos importantes, inclusive a Assembléia Nacional Constituinte.Desde 2002 é apresentador do Jornal Nacional, que tem uma audiência média/dia de 40 milhões de telespectadores.