Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

'CINÉMATHÈQUE AFRIQUE' em Aruanda Mundi

Horário: 30 setembro 2009 às 18:30 a 22 outubro 2009 às 18:30
Local: CINEMATECA BRASILEIRA
Organizado por: Cinemateca Brasileira
Descrição do evento:CINÉMATHÈQUE AFRIQUE
30 de setembro a 22 de outubro de 2009
Em parceira com a Cinemateca da Embaixada da França e no âmbito de França.
Br 2009, o Ano da França no Brasil, a Cinemateca Brasileira exibe a partir do dia 30 de setembro uma retrospectiva de filmes africanos produzidos desde a década de 1950.

A programação é composta por duas coleções organizadas pela Cinémathèque Afrique, arquivo de filmes francês que preserva uma imensa coleção de cinema africano, com mais de 1.400 títulos.
Criada em 1961, sob a influência dos movimentos de independência no continente, a Cinémathèque Afrique reúne em seu acervo obras rodadas na África por diretores e técnicos franceses e, principalmente, filmes de cineastas africanos produzidos com o apoio de agências francesas de fomento ao cinema.
O arquivo dedica-se a promover a cinematografia africana pelo mundo através das representações culturais ligadas a consulados e embaixadas.
A mostra CINÉMATHÈQUE AFRIQUE reúne alguns clássicos da filmografia africana, em cópias restauradas, e filmes premiados no tradicional FESPACO – Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Uagadugu – fundado em 1969 em Burquina Faso por iniciativa de um grupo de cinéfilos.
Os destaques vão para os longas de ficção Ali Zaoua, de Nabil Ayouch, O regresso de um aventureiro, de Mustapha Alassane, e para o programa de curtas que reúne, entre outros, os filmes África sobre o Sena, de Paulin Vieyra e Mamadou Sarr, E não havia mais neve..., de Ababacar Samb-Makharam e Os príncipes negros de Saint-Germain-des-Prés, de Ben Diogaye Beye.Premiado em mais de 20 festivais pelo mundo, Ali Zaoua narra a história de um grupo de marginais que perambula pelas ruas de Casablanca em busca de dinheiro para dar um funeral digno a seu líder morto por uma gangue.
O filme traz referências a alguns clássicos do cinema como Os esquecidos, de Luis Buñuel, e Os incompreendidos, de François Truffaut. Raridade absoluta, O regresso de um aventureiro é nada menos que o primeiro western do cinema africano.
O filme será exibido em programa duplo com Os cowboys eram negros, curta-metragem que registra os bastidores de gravação do filme. Já os curtas África sobre o Sena, E não havia mais neve... e Os príncipes negros de Saint-Germain-des-Prés retratam os hábitos e conflitos dos jovens de origem africana que viveram na França durante as décadas de 50, 60 e 70.Não indicado para menores de 14 anosTaxa de manutenção: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)Programação e Sinopse - Colocarei no Pele Negra e Película
Ver mais detalhes e RSVP em Aruanda Mundi:http://aruandamundi.ning.com/events/event/show?id=3093541%3AEvent%3A18614&xgi=1zl5yZhBhjfQyc
Sobre Aruanda Mundi
Espaço de debates e divulgação de pesquisas e outras formas de conhecimentos e artes que valorizam as culturas africanas e afro-brasileiras.

Nenhum comentário: