Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

BELEZA NEGRA 2009 - Cachoeira do Sul

Mais Bela Negra - Joseane da Rosa Barbosa
1ª princesa - Sirlei Aparecida Lopes Cruz
2ª princesa - Isar Domingues Teixeira
Simpatia - Paula Janice Rosa Menezes
Mais Belo Negro - Marcelo da Silva Lopes
Simpatia - Vagner Alves de Moura

Foi com festa até o clarear do dia que os jovens Joseane da Rosa Barbosa e Marcelo da Silva Lopes comemoraram a conquista de mais belos negros 2009 de Cachoeira do Sul, festa promovida pela Associação Cachoeirense de Cultura Afro (Acca).
A festa que aconteceu no Grêmio Náutico Tamandaré reuniu 13 candidatos (seis meninos e sete meninas), em busca do título máximo dentro da cultura afro no município.
Joseane, escolhida a Mais Bela Negra, tem 19 anos e é caixa do Supermercado Tischler da Rua Sete de Setembro.
Esta não é a sua primeira faixa, mas será a que levará a jovem a sua mais difícil missão: representar Cachoeira do Sul ao lado de Marcelo no Concurso Estadual de Mais Belos Negros, em Santa Cruz do Sul, dia 7 de novembro.
Joseane representou a Escola de Samba Estação Expresso. “Não tive nem tempo de pensar em não aceitar o convite. Eles me convidaram e logo já tinha que preencher a ficha de inscrição.
Mas eu tinha um sonho de participar do Mais Bela Negra e ele se realizou.
Participar do concurso foi um experiência enriquecedora.
Aprendi muito com os outros candidatos”, comenta Joseane.
O apoio e as dicas para Joseane durante a preparação do concurso vieram das irmãs Roberta, que já foi princesa do pagode do RS e da irmã Édila, Mais Bela Negra de Cachoeira do Sul em 2003.
Foi a irmã Roberta que também auxiliou na preparação da dança onde ela representou a “Deusa do Fogo”.

O estudante Marcelo da Silva Lopes, 17 anos, aluno do 2º ano do ensino médio do Instituto João Neves da Fontoura, representou o grupo de danças afro Filhos da Noite. Marcelo conta que chegou a pensar em não aceitar o convite para participar do concurso. “É muita responsabilidade. Cheguei a pensar que não ia conseguir. Antes do curso, quando ainda estava em casa, cheguei a ficar muito nervoso. Mas chegando lá fiquei mais calmo”. Na dança, Marcelo representou um “Guerreiro de Zumbi”, com coreografia de Cássio Maciel.


Preparação do concurso estadual já começou
Para quem pensa que depois da festa da madrugada de domingo, Joseane da Rosa Barbosa e Marcelo da Silva Lopes, escolhidos os Mais Belos Negros de Cachoeira descansaram, está enganado.
Ainda na tarde de ontem eles começaram a se preparar para a fase estadual do concurso, dia 7 de novembro, em Santa Cruz do Sul. Joseane já começou a preparar a sua coreografia, contando com a ajuda da irmã Roberta, que na manhã de hoje voltou para Porto Alegre, onde esta residindo.
Para se preparar para o concurso de sábado, Joseane ensaiou durante uma semana inteira, de duas a três horas por dia. Agora, que a disputa será ainda maior, ela acredita que o esforço terá que ser superior. Marcelo preferiu reservar a tarde de ontem para se dedicar a parte teórica do concurso. “Vou focar na parte do estudo da história da cultura afro. Acredito que esta parte será bem cobrada de nós, mas sem esquecer dos fatos da atualidade”, observa ele.

Fonte: Materia JORNAL DO POVO

Nenhum comentário: