Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Cppir/MS lança Campanha 120 Anos Pós-Abolição em Dourados

A coordenadora estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, realizou na sexta-feira (19), às 19 horas, na Câmara Municipal de Dourados, o lançamento oficial da Campanha 120 Anos Pós-Abolição. Na ocasião, será apresentado o projeto de lei 145/2008, que prevê reserva de 20% de vagas para negros em concursos públicos e cargos comissionados.
Em Mato Grosso do Sul, a Campanha de 120 Anos Pós-Abolição da Escravatura 18888/2008 já vem sendo discutida desde 31 de março deste ano, data em que foi lançada oficialmente na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), na Capital. Agora a campanha será discutida em Dourados (MS), com professores, pesquisadores, acadêmicos, entidades e lideranças da sociedade civil, comprometidos com as políticas voltadas para a diversidade étnico-racial.
De acordo com os organizadores, o evento visa promover um intercâmbio de saberes entre universidade e sociedade promovendo um debate sobre as desigualdades seculares que a estrutura social hierárquica cria com prejuízo aos negros. O objetivo do debate é colaborar na implantação de pesquisas e políticas públicas voltadas para a população negra. O encontro está sendo promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
A Neaba/UFMS, com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Neer/UEMS) e o Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul “Raimunda Luzia de Brito” (CMNegras/MS), vem desenvolvendo ações de forma a desenhar estratégias que efetivamente possibilitem a implantação de ações afirmativas, visando à cidadania da população afro-brasileira.
“Essa campanha é importante porque nós estamos 120 anos após a abolição da escravatura. É através dos debates que vamos levar para a sociedade conhecimento do Estatuto da Igualdade Racial [que está em tramitação no Congresso Nacional] e todos os nossos projetos de cotas”, disse Antônio Borges dos Santos, presidente do Conselho Estadual do Negro (Cedine/MS).
Projeto de Lei
O projeto de lei número 145/2008, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz, institui como medida de promoção da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho o programa de reserva de vagas (cota mínima de 20%) para negros, em concursos públicos para provimento de cargos, e no preenchimento de cargos em comissão, no Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto encontra-se em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado.
Palestrantes
Participam do lançamento da Campanha 120 Anos Pós-Abolição em Dourados o professor doutor Jarbas Vargas Nascimento, da PUC – São Paulo, que fará abordagem da inclusão da população negra no Ensino Superior, e a diretora-presidente do CMNegra/MS, Ana José Alves, que falará sobre o projeto de Contextualização dos 120 Anos Pós-Abolição. A mediadora será a professora doutora Maria José de Jesus Alves Cordeiro.

Nenhum comentário: