As modelos negras estão na moda mais do que nunca. Ao menos na edição de julho da "Vogue" Itália, que vai trazer só blacks em todos seus editoriais, a maioria deles fotografados pelo top Steven Meisel.
"Estamos usando várias modelas negras, como Iman (FOTO) e várias garotas desconhecidas", disse Franca Sozzani, editora-chefe da "Vogue" italiana ao jornal inglês "The Independent". "Tenho visto um monte de meninas e meninos lindos, que reclamam que não são chamados para trabalhar", conta.
Franca admite que vai causar polêmica e muito barulho no país já que Silvio Berlusconi, primeiro-ministro eleito pela terceira vez, se aliou ao partido xenofóbico Northern League.
"Talvez não seja a melhor idéia fazer isto em meu país. Mas eu não ligo. Não é problema meu se eles não gostam; é problema deles", comenta a editora, que aposta na modelo Jourdan Dunn como um dos nomes a despontar.
Nesta temporada, a única modelo negra a estrelar uma campanha publicitária é Naomi Campbell para Louis Vittuon. A diretora da Premier Model Agency , Carole White, fala que recebe diversos briefings de castings pedindo "no ethnics", e acrescenta: "De acordo com as revistas, modelos negros não vendem".
Nick Knight, fundador do SHOWStudio disse à reportagem do jornal que "a indústria de moda e da propaganda estão imersas no racismo. Basta olhar ao número de mulheres negras que estão nos anúncios. É chocante e cruel".
O fotógrafo culpa os executivos que estão no topo da indústria. Já os executivos explicam esse tipo de restrição alegando que "eles não vendem na Ásia". "Já tentei corrigir esse movimento", completa Nick. "É extremamente importante usarmos modelos negros e de diferentes etnias", afirma. 28.04.2008 (J.P.)
"Estamos usando várias modelas negras, como Iman (FOTO) e várias garotas desconhecidas", disse Franca Sozzani, editora-chefe da "Vogue" italiana ao jornal inglês "The Independent". "Tenho visto um monte de meninas e meninos lindos, que reclamam que não são chamados para trabalhar", conta.
Franca admite que vai causar polêmica e muito barulho no país já que Silvio Berlusconi, primeiro-ministro eleito pela terceira vez, se aliou ao partido xenofóbico Northern League.
"Talvez não seja a melhor idéia fazer isto em meu país. Mas eu não ligo. Não é problema meu se eles não gostam; é problema deles", comenta a editora, que aposta na modelo Jourdan Dunn como um dos nomes a despontar.
Nesta temporada, a única modelo negra a estrelar uma campanha publicitária é Naomi Campbell para Louis Vittuon. A diretora da Premier Model Agency , Carole White, fala que recebe diversos briefings de castings pedindo "no ethnics", e acrescenta: "De acordo com as revistas, modelos negros não vendem".
Nick Knight, fundador do SHOWStudio disse à reportagem do jornal que "a indústria de moda e da propaganda estão imersas no racismo. Basta olhar ao número de mulheres negras que estão nos anúncios. É chocante e cruel".
O fotógrafo culpa os executivos que estão no topo da indústria. Já os executivos explicam esse tipo de restrição alegando que "eles não vendem na Ásia". "Já tentei corrigir esse movimento", completa Nick. "É extremamente importante usarmos modelos negros e de diferentes etnias", afirma. 28.04.2008 (J.P.)
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