Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Pensamento afro-latino vai a debate em Setembro próximo no Brasil

O legado produzido dentro e fora dos continentes africano e latino americano, sua abrangência e herança cultural serão debatidas de 25 a 27 de Setembro próximo, durante o IX Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos Africanos e Asiáticos, a ser realizado no Brasil.
O evento, que vai ter a participação de especialistas internacionais de antropologia e história, tem como objectivo reforçar o trabalho de pesquisa desenvolvido em espaços académicos, em diferentes momentos sócio-históricos, por figuras e grupos exponenciais, da constituição do pensamento afro-latino americano, demarcadoras de um fazer sócio-político e cultural.
De acordo com o sítio do congresso (www.aladaab.com.br), as inscrições dos especialistas interessados em participar nesta análise do “pensamento afro-latino americano” deve ser feita até segunda-feira, 30.
Às propostas aceites, os escolhidos deverão pagar a sua inscrição até ao dia 10 de Agosto do corrente. Projectado igualmente para promover a reflexão académica sobre o pensamento afro-latino americano e suas representações e ressignificações identitárias de lideranças em diáspora, o congresso levará à apreciação dos presentes assuntos que reflectem o interesse e a preocupação da comunidade afro-latina como um todo.
No tocante aos desafios impostos pela globalização nos seus aspectos económicos, e a expansão das práticas que compõe o neoliberalismo, o evento procurará buscar, a partir das inúmeras contribuições, elementos que realçam o fortalecimento dos movimentos afro-diaspóricos, assim como a instauração de políticas públicas, no âmbito do ensino superior que valorizem a história e a cultura afro-americana.
O sítio do evento destaca ainda que estão a ser construídos na actualidade mecanismos para a transformação consistente e positiva do real estado da cultura afro-latina nos dias de hoje, um tema, que segundo os organizadores mostra-se urgente, já que é na dimensão dos encontros que o novo pode emergir.
O Centro de Estudos Afro-Asiáticos – Ceaa – da Universidade Cândido Mendes, foi criado em 1973. Tendo de um lado, o período efervescente da História do Continente Africano, marcado pelo processo de independência das colónias portuguesas e, de outro, o ressurgimento do Movimento Negro no Brasil.
O centro construiu nestes 26 anos de existência um acervo académico de prestígio internacional, que o credenciou como instituição de referência para assuntos dos continentes africano e asiático e das relações económicas, políticas, comerciais e culturais.
O Ceaa é associado à Associação Latino Americana de Estudos Afro-Asiáticos – Aladaa – que tem por objetivos principais promover intercâmbios acadêmicos e divulgar informações sobre Ásia e África; colaborar com os centros de estudos na América Latina para
formação de professores e pesquisadores sobre Ásia e África.

Nenhum comentário: