Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 9 de março de 2010

Elói Araújo ainda não fala como ministro

         Brasília - O Secretário Adjunto da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo – o nome indicado pelo ministro Edson Santos para substituí-lo a partir de 3 de abril – demonstrou cautela ao tratar da sucessão na Seppir.

“Se o presidente me convocar, terei alegria de ser seu colaborador direto e dar continuidade ao trabalho do ministro Edson Santos”, afirmou, ao ser perguntado por Afropress sobre se já se sente ministro.
        A substituição do ministro chefe, que se afastará do cargo para concorrer a reeleição como deputado pelo Rio de Janeiro, passou a ser motivo de polêmica porque setores da militância negra do PT não aceitam que o Secretário Adjunto simplesmente assuma, conforme a orientação que teria sido dada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos titulares que disputarão as eleições de outubro.
       As críticas partem, especialmente, das Secretarias Estaduais de Combate ao Racismo do PT, que acusam o atual ministro de “viés personalista, ignorando que a Seppir é uma demanda e uma conquista do Movimento Negro e o cargo de ministro não é de sua cota pessoal”. O tema já chegou ao Palácio, em especial ao ministro Alexandre Padilha e ao chefe de gabinete Gilberto Carvalho.
      
            Polêmica


                   Lideranças negras no 4º Congresso do Partido, realizado no final do mês passado, decidiram encaminhar ao Presidente um documento com uma lista tríplice em que, além do nome de Elói, constam os do subsecretário de Ações Afirmativas, Martvs Chagas, e de João Carlos Nogueira, ex-dirigente da Seppir na gestão da ex-ministra Matilde Ribeiro. Chagas e Nogueira evitam falar do tema.
                  Durante a Audiência Pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal para debater as cotas no acesso à Universidade, uma importante liderança negra petista questionou o argumento de que a substituição dos titulares tem sido automática no governo, com os Secretários Adjuntos assumindo em lugar dos titulares. Pedindo reserva do nome, essa liderança lembrou que o ministro José Múcio, das Relações Institucionais, foi substituído por um nome que não era seu imediato – no caso o atual ministro Alexandre Padilha.
                  Afropress apurou que as lideranças negras do PT e da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), constituída por ativistas ligadas ao Partido, estão dispostas a não discutir a orientação do Palácio, com relação ao titular do cargo, porém, querem ser ouvidas, pelo menos, na definição do nome que passará a responder pela Secretaria Adjunta numa eventual confirmação do nome de Elói Araújo.
              
               Honrado
               Indiferente à polêmica Araújo prefere frisar que é, por enquanto, apenas o Secretário Adjunto, e nega que tenha sido oficialmente comunicado de que assumirá como titular, embora se saiba que o ministro Edson Santos já comunicou ao segundo escalão da Seppir que ele é o seu substituto.
                “O principal é que o trabalho iniciado pelo ministro Edson tenha prosseguimento. Ficarei muito honrado se houver o convite e o essencial é que isso ainda não oconteceu”, desconversou.


               Quem é

               Elói Ferreira de Araújo tem 50 anos e uma formação eclética. Foi torneiro mecânico, a exemplo de Lula, logo após a fundação do Partido, em 1.981 “encantado com o discurso de Lula e do PT”.
               Posteriormente, inspirado pelos pais lavradores, fez Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Depois trabalhou na Assembléia Constituinte, foi chefe de Gabinete do deputado Edmilson Valentim, do PC do B, e em seguida chefe de gabinete do ministro Edson Santos, que por 20 anos exerceu mandatos de vereador na Câmara Municipal do Rio.
                Araújo é também advogado tendo feito mestrado em Engenharia de Transporte na área de Regulamentação de Serviços Públicos.
               

Nenhum comentário: