Na última quinta-feira (26/03), foram realizadas as Eleições de Diretoria do CODENE - Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do RS, para o mandato até 9 de março de 2011.
Segundo o novo presidente, Vitor Hugo, o Movimento Negro (MN) têm contribuído muito na implementação de políticas públicas para os negros e negras. Mas ressalta que o desafio desse novo século, é a abertura do diálogo com toda a população, principalmente com os sujeitos alvo das políticas públicas, muitas vezes à parte do MN. "A prioridade é o desenvolvimento das comunidades negras de todos os segmentos", destacando que a nova diretoria e o colegiado do CODENE trabalharão unidos para o desenvolvimento dos afro-brasileiros e a sensibilização de toda sociedade gaúcha para a garantia de direitos.
O CODENE é órgão público, vinculado à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, através do Departamento da Cidadania e dos Direitos Humanos, tendo o apoio da Coordenadoria Estadual das Políticas de Igualdade Racial (COPIR-RS) da SJDS. Tem como objetivo formular e fiscalizar políticas públicas de desenvolvimento e proteção dos direitos humanos das comunidades negras do RS. (www.sjds.rs.gov.br)
O Processo Eleitoral do Codene, que teve início em 2008, foi acompanhado, desde então, pelo Ministério Público, que o considerou LEGÍTIMO e com SEM IRREGULARIDADES, culminando com a eleição da nova diretoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário