Especialistas em educação estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (16) para discutir a criação de um kit destinado à divulgação da História e da Cultura Afro-Brasileira no Rio Grande do Sul. O encontro foi promovido pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), por meio da Coordenadoria das Políticas de Igualdade Racial do Estado (Copir), ligada ao Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, e aconteceu na sede da Secretaria.
A intenção é criar um material focado principalmente em temáticas das comunidades negras em solo sul rio-grandense. O secretário Fernando Schüler, presente ao evento, destacou a importância da confecção de material prático. “Queremos formatar algo que seja útil, simples e com qualidade”, defendeu. Também foram abordados tópicos como disciplinas escolares a serem envolvidas e suporte ideal (físico ou virtual), entre outros.
A elaboração do kit é uma das ações pensadas para a execução da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino obrigatório de História e Cultura Afro-Brasileira em escolas públicas e particulares. A Copir também pretende, após a implantação, desenvolver projeto semelhante para comunidades indígenas.
Além do secretário Schüler, estiveram presentes os professores Leunice Oliveira, Maria da Graça Paiva, Lúcia Regina Brito Pereira, José Antônio dos Santos, Alceu Nascimento, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Débora Dutra, assessora da Pró-Reitoria de Extensão da UERGS, Carmen Deleacil Ribeiro Nassar, conselheira do Codene, Edegar Barboza, coordenador da Educação Afro da Secretaria da Educação (SEC), Evelize Reis, assessora da Educação Afro da SEC e conselheira do Codene, e Sátira Machado.
Serviço:Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social(51) 3288 6419 / 8444 6542
Nenhum comentário:
Postar um comentário