Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Uruguai: Partido Nacional faz lista de candidatos negros

MONTEVIDÉU - O Partido Nacional do Uruguai redigiu uma lista composta em sua maioria por candidatos negros com o objetivo de tratar dos problemas dessa parcela da população, tendo em vista as próximas eleições no país.
"A finalidade é chamar a atenção para os problemas das pessoas de raça negra, que tem sido preteridos neste país e no mundo", disse à ANSA Marta Nieres, que encabeçará a lista, denominada Rosa Luna, em homenagem à vedete de carnaval que militava no Partido Nacional e morreu em 1993, aos 54 anos.
Marta explicou ainda que a lista será formada também por pessoas brancas "interessadas em encontrar soluções para os problemas dos negros".Com uma população de 3,2 milhões, o Uruguai tem cerca de 9% de sua população formada por negros.
Destes, somente 1% pertence à classe média e em geral "não se sentem representados no Parlamento e não têm acesso a muitos serviços, por falta de recursos econômicos", disse Marta, para quem o principal problema é a educação. Os jovens "terminam a escola e não podem seguir o ensino secundário devido aos custos", disse ela, acrescentando que em uma população de 300 mil negros "há somente 150 profissionais, que com milhares de sacrifícios puderam chegar ao título"."Não falo de racismo somente porque, por falta de dinheiro, devem interromper os estudos para se dedicar ao trabalho.
Queremos um governo que seja igual para todos, é muito triste ir a todos os bairros pobres e ver todas essas pessoas amontoadas, onde 40 ou 50% são negros", disse Marta. Ela ainda informou que o Partido Nacional, conservador e de oposição, também "pretende entrar nos bairros mais pobres", tradicionalmente sob influência da Frente Ampla, de esquerda e no governo e antes disso do Partido Colorado, conservador, tendo em vista as eleições gerais de 2009.
Fonte: Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário: