Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CARNAVAL


A lição da campeã
Com desfile impecável, Império da Zona Norte leva o título e aponta os rumos para um Carnaval maior e melhor em Porto Alegre

O grito das arquibancadas ecoou como um rugido por todo o Sambódromo. "É campeã. Eu já sabia!", cantavam sem parar os integrantes da escola de samba Império da Zona Norte, soberana do Carnaval de Porto Alegre em 2008.

Os leões, como são chamados os imperianos, conquistaram o título do Grupo Especial, sonhado há 26 anos, com 239,2 pontos - três décimos a mais que a vice-campeã, Imperatriz Dona Leopoldina.

Mas afinal: o que pode ser feito para que a festa da Capital conte com estrutura e escolas grandiosas? A lição deixada pela campeã para as demais escolas é o planejamento.

Mas será que só isso é suficiente?De acordo com especialistas em Carnaval consultados por ZH, alguns outros pontos devem ser lapidados para que os desfiles apresentem níveis semelhantes. Um deles é a diminuição no número de escolas.

Em 2008, foram 15 agremiações divididas em dois dias de desfiles.

Segundo o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas do Rio Grande do Sul (Aecpars), Juares Gutierres, a redução no número de escolas vem ocorrendo de forma gradativa.- Provavelmente, duas escolas continuarão sendo rebaixadas e só uma subirá. Isso irá perdurar até chegarmos a um número de agremiações que achamos ideal. Não podemos acelerar esse processo..

A qualificação dos profissionais que fazem o Carnaval de Porto Alegre também é uma das necessidades das escolas.

No ano passado, uma parceria entre a Aecpars e o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) previa cursos de capacitação para os mais diversos núcleos das escolas. Diretores receberiam instruções para gerenciar as agremiações no formato de empresas, e oficinas capacitariam jovens a trabalharem na confecção das fantasias e dos carros alegóricos.- O acordo não saiu do papel em função de algumas divergências internas na Associação, mas a partir de março deste ano pretendemos iniciar o projeto - garante Gutierres.

O perfil profissional que a Aecpars procura dar às escolas já foi absorvido pela atual diretoria da Império da Zona Norte.
A mudança gradativa de atitude foi um fator preponderante para a conquista do título. Além de planejar o desfile com muita antecedência, a escola soube lidar com as finanças.- Como começamos a confeccionar carros e fantasias no meio do ano, compramos materiais por preços muito mais acessíveis. Todo investimento feito na escola foi para a avenida. Não houve desperdícios - diz o presidente da escola, Ademir Moraes, o Urso.

Nenhum comentário: