Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

RACISMO no futebol

Delegacia de Crimes Raciais prorroga prazo para ouvir Godói
S. Paulo – A delegada Daniela Branco, da Delegacia de Crimes Raciais de S. Paulo (Decradi), vai pedir mais 30 dias para concluir o inquérito instaurado a pedido do Ministério Público, que investiga a prática de racismo em declarações do ex-árbitro Oscar Aparecido de Godói, no Programa Debate Bola da TV Record de S. Paulo. Ao comentar o desempenho do time brasileiro, no jogo com o Equador pela Copa América de Futebol, em programa veiculado pela emissora no dia 05 de julho, Godói, saiu-se com esta. “O que falta para a seleção é um loirinho. Está parecendo time da África. O Josué? (referindo-se ao, na época atleta do do S. Paulo, atualmente no futuebol europeu). Ele também tem um pé na senzala”.
Atendendo a representação da ONG ABC sem Racismo, o Ministério Público instaurou inquérito civil (88/07) e determinou o encaminhamento do caso a Delegacia de Crimes Raciais para a instauração de inquérito, com base no artigo 20 da Lei 7.716/95 (Lei Caó), que pune com pena de prisão quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Duas testemunhas já foram ouvidas e confirmaram terem ficado chocadas com as declarações do ex-árbitro pelo tom preconceituoso e racista. a Rede Record, porém, ainda não encaminhou a fita do programa para ser periciada. Depois que o fizer, será elaborado laudo da Perícia Técnica para confirmar a autoria das declarações e Godói será intimado para que seja ouvido no inquérito. Segundo a delegada, mais 30 dias serão suficientes para a elaboração do relatório com as conclusões do inquérito ao Ministério Público para as providências. O relatório poderá concluir pela responsabilidade do ex-árbitro e recomendar que seja processado criminalmente.No inquérito civil instaurado a pedido da ONG, o MP considerou que, pelo menos em tese, a declaração de Godói “configura ilícito por sua conotação discriminatória”.Apesar do comentário do ex-árbitro, a seleção brasileira, formada quase que na sua totalidade por negros, acabou vencendo a Copa América. O Debate Bola, comandado pelo jornalista Milton Neves, é um dos programas esportivos de maior audiência e as declarações de Godói causaram desconforto e a indignação de muitos telespectadores. ( fonte www.fropress.com.br)

Nenhum comentário: