Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Contadores de histórias marcam presença


Um dos maiores destaques da Semana da Consciência Negra da Escola Municipal Dora Abreu foi o encontro dos griots, nome africano que identifica os contadores de histórias.

Um grupo de afrodescendentes, especialmente idosos, se reuniu na noite de quarta-feira para relembrar histórias de décadas passadas e aquelas ainda mais antigas, contadas por pais e avós.
A ativista negra Maria Eloá dos Santos, uma das participantes, relembrou o preparativo das festas em homenagem ao Dia de Nossa Senhora do Rosário, considerada padroeira dos negros, quando os devotos iam às casas pedir colaborações para a quermesse da data.

Outra lembrança trazida por Eloá foi o horário das missas da Catedral Nossa Senhora da Conceição: às 6h da manhã eram freqüentadas pelos negros e às 10h pelos brancos da cidade.

RACISMO - Outra história de preconceito racial relembrada pela ativista ocorreu há cerca de 50 anos atrás, quando uma relógio disposto na Rua 7 de Setembro, em frente à Praça José Bonifácio, separava as reuniões entre negros e brancos. Os brancos freqüentavam a área entre o Bar América (hoje uma companhia da Brigada Militar) e o Clube Comercial (hoje Casa de Cultura). Já os negros concentravam-se no pergolado da praça e no bar que existia no outro lado da rua, o Bar Ciganinha.

Nenhum comentário: