Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

UFPEL ENCERRA CURSO 'MAMA ÁFRICA"


O encerramento ocorre no Clube Cultural Fica Ahi, às 19 horas, em Pelotas, com o palestrante Dr. Fábio Leite.A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPel e de todos os envolvidos no Curso de Formação Continuada de Professores "Mama África", do programa Buscando as Origens - UFpel, convidam para o encerramento do curso com a presença do prof. Dr. Fábio Leite (Centro de Estudos Africanos da USP e Casa das Áfricas), que ministrará a palestra "Socialização e Cidadania entre os Senufo da Costa do Marfim - África Negra".
Será vendido o livro "A QUESTÃO ANCESTRAL", de Fábio Leite.

Sobre o Palestrante:
Fábio Leite nasceu no Brasil, bacharelou-se em Ciências Políticas e Sociais na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e doutorou-se em Ciências Humanas (Sociologia) na Universidade de São Paulo (USP). Ligado ao Centro de Estudos Africanos da USP (CEA/USP) desde 1974, nele integrou-se formalmente em 1983 exercendo atividades administrativas, de pesquisador, de membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Editorial da revista África do CEA, coordenando também a area de África do Oeste e o curso de Língua Ioruba. Em fins de 1977, foi enviado pela USP para colaborar na implantação de um curso de português e civilização brasileira na então Universidade Nacional da Costa do Marfim ( hoje Universidade de Cocody) dando início ao convênio internacional estabelecido entre as duas universidades. Permaneceu no continente africano de 1978 a 1981, época em que realizou pesquisa de campo para elaboração da tese que acaba de ser publicada. Em 1986 foi credenciado como docente no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da FFLCH da USP na linha de pesquisa de sociologia da África Negra, orientando ainda vários candidatos ao mestrado e doutorado, sempre naquela linha de pesquisa. Participou de cerca de cem eventos - palestras, encontros, comunicações, entrevistas a rádios, jornais e televisões - nacionais e internacionais inclusive como “expert” pela UNESCO, todos ligados à sua área de estudo.

Nenhum comentário: