A Escola Municipal Dora Abreu foi a primeira instituição de ensino a aderir a comemoração da Semana da Consciência Negra. Conforme a diretora, Jaqueline Marinho, as primeiras comemorações era mais concentradas na escola, voltadas principalmente para os alunos.
Jaqueline comentou que a implantação do evento, na Dora, foi importante, pois serve como um momento de conscien-tização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo negro na formação da cultura nacional, "nossas atividades evoluíram muito, assim como a cultura afro também se expandiu nos aspectos políticos e sociais".
Atualmente, segundo a diretora, as comemorações têm outro sentido além de serem voltadas para a comunidade, "hoje nos preocupamos não só com os alunos, mas com a comunidade que é praticante das atividades propostas pela escola, principalmente a da Consciência Negra".
Jaqueline lembra que nas primeiras edições, a semana tinha o intuito de resgatar a cultura, valorizando a raça negra e com o passar dos anos se tornou um evento alegre, "o espírito da semana mudou com os anos, hoje é mais uma festa, uma comemoração das conquistas obtidas pela negritude".
Fonte: Jornal O Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário