Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

sábado, 1 de novembro de 2008

Trinta anos de samba e solidariedade

Criada por amigos do Menino Deus, a Banda Saldanha reuniu mais de 10 mil pessoas na Usina do Gasômetro no dia 12 de outubro, em celebração aos 30 anos de sua fundação.Poucos presentes de aniversário conseguem ser tão perenes quanto o barril de chope dado a Pedro Diogo em seu vigésimo segundo aniversário, em 1975. Após consumir o precioso líquido, com muito churrasco e batucada, o homenageado e duas dúzias de amigos resolveram sair em desfile pela Rua Saldanha Marinho. Estava lançada a semente de uma tradição.– Por causa daquele barril, convidei os amigos para fazer um samba. No fim, o pessoal falou: ano que vem tem de fazer de novo – lembra Pedro.Todo ano, no mesmo bar da Saldanha Marinho, a magia do barril trazia novos adeptos ao desfile, que contagiava o bairro, da Avenida Getúlio Vargas à Praça Garibaldi. Até que, no feriado do Dia das Crianças de 1978, decidiram fundar a Banda Saldanha, tornando oficial o que era pura espontaneidade.– Tinha homem vestido de mulher, o pessoal tomava cerveja em penico, era uma banda burlesca – conta o presidente da Banda.Na década de 80 tiveram de transferir a fuzarca para a Avenida Erico Verissimo – a Getúlio já não comportava a multidão atraída pelo cortejo. A partir de 2005, o séquito de mais de 10 mil pessoas passou a desfilar pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva, do largo da Usina do Gasômetro ao Anfiteatro Pôr-do-Sol.
No mesmo ano, a sede da banda foi transferida do antigo bar para uma área na Avenida Padre Cacique, cedida pela prefeitura, em regime de comodato. Com cinco quiosques, churrasqueira e espaço para shows, a quadra da banda é usada por apreciadores da tríade samba, churrasco e solidariedade.Por meio do Pagode Solidário, realizado toda sexta-feira, das 19h às 23h, foram arrecadadas mais de 90 toneladas de alimentos, distribuídos para entidades filantrópicas e vilas carentes da Capital, desde 2007. Em ocasiões especiais, como Natal e início do ano letivo, o ingresso é pago com brinquedos e materiais escolares.
O amigo que presenteou Pedro Diogo há mais de 30 anos jamais poderia imaginar que aquele barril o levaria tão longe. No Carnaval de 2009 a Banda Saldanha desfilará pela segunda vez na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, demonstrando que o bairro Menino Deus é terra fértil para o samba.
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário: