Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Movimento Afrodescendente do Amazonas

O Movimento Afrodescendente do Amazonas (AFROAMAZONAS) atuante na capital do Estado (Manaus) , é uma evolução natural surgida dos movimentos de negritude pioneiros do estado do Amazonas, os Movimentos Alma Negra Nestor Nascimento (MOANNN) e Movimento Orgulho Negro-AM (MON).
Foi fundado por membros históricos dos movimentos citados, com a intenção de dar continuidade ao trabalho dos movimentos pioneiros, porém acompanhando as atualizações ideológicas e de denominação que passaram a ser empregadas neste início de século pelo amplo Movimento Nacional de Consciência e Negritude, genericamente chamado de Movimento Negro.
Esse movimento possui três vertentes: a de Conscientização e Atuação Política, a Cultural (ex. Capoeira, Folclore, Hip-Hop e outras) e a Religiosa (Cultos Afro-Brasileiros e Grupos de Negritude Cristã como a pastoral do Negro e GREN) , cada vertente possui vários grupos que se integram, se complementam e apóiam os interesses não apenas da própria vertente como das outras.
O AFROAMAZONAS é portanto um dos vários grupos atuantes no Movimento Negro nacional, regional e local e faz parte da vertente de Conscientização e Atuação Política, o Movimento em si é apartidário e sem comprometimento político ou doutrinário externo à causa.
Seus membros individualmente podem e devem ter atuação política partidária (de acordo com suas convicções ideológicas e afinidades) a fim de aumentar a influência e a representatividade Negra nas esferas de poder constituído e o "poder de fogo" nas reinvidicações de políticas públicas de interesse da Negritude.
Principais Objetivos
Os principais objetivos do Movimento AFROAMAZONAS, é combater o preconceito e a discriminação racial (racismo);
resgatar e divulgar a participação dos Africanos e seus descendentes na construção da nação brasileira;
debater as questões de interesse e fomentar a justa inserção social dos Afro-brasileiros; aumentar a auto-estima e otimizar a imagem do(a) cidadã(o) negro(a) junto a sociedade amazonense e nacional.
Atuação
O AFROAMAZONAS atua em diversos campos, como a educação, através de palestras escolares em todos os níveis e na luta pela implementação da Lei 10.639/2003 (que obriga o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos ensinos Fundamental e Médio) além de debates sobre a importância das cotas Universitárias entre outros temas.
Divulgação e Conscientização, através de presença na mídia, entrevistas e debates, presença na Web/Internet, criação e participação em eventos culturais.
Atuação Política, com a participação em conferências e seminários de políticas públicas diversas, busca de parcerias com a sociedade civil e atuação junto ao poder público na reivindicação de ações afirmativas e parcerias, relacionamento com outras entidades do movimento negro e de outros setores discriminados da sociedade, defesa e apoio às vitimas de atos de discriminação, etc.
O AFROAMAZONAS de acordo com a totalidade dos grupos integrados ao Movimento de Consciência Negra do Brasil, não prega supremacia étnica de forma alguma, abomina a violência e o segregacionismo ("apartheid social") é portanto anti-racista.
Como todo movimento social do gênero não tem fins lucrativos. O grupo é formado por ativistas da causa negra (independente de "cor/raça" e gênero) e tem atuado em Manaus com reconhecimento público, conquistando inclusive o respeito e apoio da mídia local e dos poderes constituídos.
O Movimento apenas defende a integração justa e igualitária dos Afro-descendentes na sociedade e a valorização dos elementos culturais Africanos, responsáveis por parte da formação da identidade brasileira, bem como o respeito à diversidade, à coerência Científica e aos princípios Constitucionais.
Movimento HIP-HOP
O Movimento Hip-Hop surgiu nos guetos negros norte-americanos como forma de protesto pela exclusão social advinda da discriminação racial, inicialmente baseada no RAP (música bem marcada e com letras tidas como de cunho "agressivo" refletindo a revolta dos jovens do gueto), ao RAP se juntou a dança de rua (Break, Street dance, etc.).O Grafite (arte visual de rua, não confundir com pichação) e finalmente o Skate.
Nos Estados Unidos aderiram ao movimento os Hispânicos que também estão em maioria nos guetos, O movimento ganhou mundo e hoje é conhecido como "Cultura da Periferia" onde normalmente estão às populações social e racialmente discriminadas.
No Brasil o movimento entrou pela região sudeste através das favelas e periferias de maioria negra e se espalhou pelo país. Em Manaus o HIP-HOP também está presente e faz sucesso entre os jovens da periferia que a exemplo da América do Norte, Europa e no restante do país é composta por afrodescendentes e no caso peculiar amazonense também por indio-descendentes. O movimento HIP-HOP no Amazonas tem hoje no MHM o seu principal grupo organizado. História do Dia Nacional da Consciência Negra
A data para o dia da Consciência Negra, foi escolhida no dia 20 de novembro, no ano de 1695, quando morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Em Manaus a semana foi instituida pela lei 307, de 29 de setembro de 1995 pelo então prefeito Eduardo Braga.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

Nenhum comentário: