A fim de valorizar as manifestações culturais de origem africana, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (NEAB- UFMA) promove, em parceria com a Fundação Cultural Palmares e a Fundação Sousândrade, o lançamento do documentário audiovisual "Ritmos da Identidade Afro-Maranhense: Boi de Zabumba". O lançamento vai ser nesta sexta-feira (28), a partir das 18h na Casa do Maranhão, no bairro da Praia Grande.
O evento será aberto ao público e contará com a participação de grupos culturais locais, especialmente responsáveis pela comunidade do Boi de Zabumba, representantes da Fundação Cultural Palmares, e representantes dos órgãos estaduais e municipais de Cultura e Turismo do Maranhão.
Segundo o coordenador do NEAB-UFMA, professor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, o DVD-livro lançado pelo grupo faz um apanhado das manifestações do bumba-meu-boi, com maior destaque ao sotaque de zabumba. "O sotaque de zabumba é a raiz do bumba-meu-boi maranhense, por este motivo é importante o registro dessas brincadeiras", comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário